sábado, 14 de março de 2015

Reação a mudanças


No final do ano passado, entre o natal e o ano novo nos mudamos para uma casa devido a descoberta do transtorno do espectro autista. onde descobrimos recentemente. O apartamento onde morávamos não se tinha muitos lugares para ele brincar, e ele já estava começando a entender que no corredor do apartamento era melhor do que do lado de dentro. Então, a decisão de vir morar numa casa em condomínio fechado partiu do momento em que percebemos que o ambiente não estava suprindo as necessidades do nosso filho, pois o ambiente era muito fechado e eu ficava o dia sozinha com ele. Então, precisávamos de mais espaço e mais interação.

Estamos aqui, há exatamente 2 meses, a fase de adaptação da dormida foi a mais difícil, pois ele não se habituou a dormir sozinho em seu quarto, e eu sempre passava a noite em claro pela falta de sono dele, ou pela falta que sentia do quarto antigo. Comecei a colocar o colchão em meu quarto e tentar dormir ao lado dele, ele já está se habituando a dormir a noite toda. Aqui ele tem contato com outras crianças e assim irá desenvolver a parte motora mais rapidamente, pois tem parquinho aqui do lado de casa.

Depois que começou na nova escola o sono dele passou a ser melhor, e o dia mais produtivo. Estabelecemos rotinas, para que ele não se sinta perdido ou até mesmo causando um estresse de choro.

Estabelecer uma rotina para uma criança com o transtorno do espectro autista, é muito importante para seu aprendizado e convívio com outras pessoas. Conversar trazendo o olhar para nós, desenvolver brincadeiras que envolva o toque e carinho, ajudar também na independência, para que assim possa desenvolver a sua confiança em si mesmo.

Enfim, estamos felizes na nova casa, porém com dificuldades de adaptação, mas que ao passar do tempo será superada. 



Vou escrevendo aqui aos poucos,
Saudades do meu cantinho!


Tarciane

0 comentários:

Postar um comentário

Deixa seu recado, sua opinião ou até mesmo seu elogio.

Tarci e a doce espera.