terça-feira, 29 de outubro de 2013

Amamentação: Um laço de amor.



Desde que o meu bebê nasceu, nunca havia falado sobre o esse assunto, amamentação. Desde a minha gestação sempre sonhei de amamentar meu filho sem problemas e graças a Deus não houve se quer nenhum problema quanto a isso. Ele nasceu e teve sua primeira mamada normalmente, como se já soubesse como faria, e o fez, perfeitamente. Todos se surpreendiam quando falava que tinha nascido de parto normal e não havia tomado nenhum complemento (leite).

O laço que tenho com meu filho veio com sua primeira mamada, com seu olhar, com o gesto que fazia ao sugar. Eu olhava para ele, tão pequenino em meus braços, tão frágil, que se sentia na necessidade de cuidar e proteger. Instinto de mãe falava cada vez mais alto e fala até hoje. Passamos por várias fazes e estávamos ali firmes e fortes para continuar com a amamentação. Passamos noites em claro, a fase das mordidas, dos sutiãs saindo o ferro de sustentação, mas nada nos interrompia.

Amamentar, ou parar...

A amamentação é tudo que um bebê precisa durante os seus seis meses de vida. Não necessita de mais nada, além de amor, carinho e cuidados. Mas o tempo passa voando, o seu bebê já tem seis meses, e você tem de introduzir suas papinhas e suquinhos. Daí a mãe pensa que vai ser excluída da vida do filho, pois ele já pode se virar sem ela. É bem assim que pensamos quando somos mãe de primeira viagem (risos). Mas que bom que o que pensei não aconteceu, a vida é cheia de fases, e a de um bebê tem muitas. Hoje ele já tem um ano e dois meses, e ainda não largou o peito, e agora quando quer nenhuma roupa o atrapalha para que possa dar a sua mamada. O aleitamento materno é tudo de bom para o desenvolvimento de uma criança saudável , protege de todas as doenças, ajuda no desenvolvimento da visão entre outros benefícios. 

Penso em parar de amamentar, porque as vezes me atrapalha um pouco na hora de vestir uma roupa para sair. Ou até mesmo quanto visto uma roupa que não dá para amamentar de nenhuma forma. E a criança fica ali do seu lado chorando e querendo mamar (é complicado). Sem falar nas noites em que o bebê acorda com aquele choro (alto e forte), sem consolo, e a única solução é da o peito pra ele se acalentar, e a mãe lá, balançando sem parar e morrendo de sono. Penso se será bom para nós dois se parar de amamentar.

Já tentei...

Nunca fiquei longe dele, nem ele de mim. Mas precisei me afastar dois finais de semanas e não tive como amamentar, apenas a noite quando chegava. Quando saia ficava com o pensamento nele, que não havia amamentado, pois quando saia ainda estava no seu soninho. Eis que me deu uma pena enorme retirar a amamentação dele. Minha mãe que ficou com ele esses dias que estive ausente, me falou que ele andava pelos cantos da casa me procurando, fiquei com mais dó ainda. Então aqui termino esse post, dizendo que não consegui fazer do propósito realidade (risos).

Tarci e a doce espera

0 comentários:

Postar um comentário

Deixa seu recado, sua opinião ou até mesmo seu elogio.

Tarci e a doce espera.